O PERFIL DO PROFESSOR FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA SOCIEDADE EM REDE.
A
importância da tecnologia na aprendizagem do aluno.
Na sociedade contemporânea, a tecnologia faz parte
de praticamente quase todas as atividades humanas. Para tanto, é necessário ao
professor o conhecimento de novas Tecnologias da Informação e Comunicação –
TICs, recursos técnicos que estão disponíveis na atualidade para gerar,
armazenar e disponibilizar informações e permitir a comunicação entre as
pessoas. Inclui-se como exemplo de TICs o celular, a televisão, Ipad /Tablet,
players, computadores e internet.
Por que as TICs interessam ao professor e qual o
impacto delas nas práticas pedagógicas? Vamos entender as formas para que os
professores se apropriem desses meios e recursos e enriqueçam a qualidade das
suas aulas.
Na década 1960, McLuhan propôs a ideia de uma
comunicação global, foi precursor nos estudos midiológicos, criou o termo
“aldeia global” após perceber que instrumentos como o rádio, telefone e
televisão impactavam na comunicação das pessoas. Ele observou que esses
aparelhos eletrônicos ligavam pessoas de todo o planeta e permitiam a
disseminação de uma quantidade absurda de informações. Esses instrumentos
tecnológicos observados evoluíram e o professor sente os reflexos dessas
mudanças quando se depara com novos aparelhos eletrônicos e/ou novas forma de
se comunicar.
Com a chegada do computador e da internet na
escola, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de
comunicação, tanto na oralidade, escrita e na imagem. Como exemplo, podemos
citar os textos imagéticos presentes no Youtube, através dos quais nos
apropriamos da comunicação por meio das imagens em movimento.
A sociedade se estabelece em vínculos particulares
que são chamados de culturas, assim tivemos por muitos séculos o predomínio da
cultura oral, na qual a essência da comunicação se dava por meio do contato
oral e necessariamente presencial. Logo após, passamos por um longo período da
cultura letrada, no qual tínhamos o texto impresso. E, nessa sociedade em rede,
as novas TICs apresentam outras formas de comunicação, hoje voltadas para o
audiovisual. Esse novo ato de comunicação é marcado pelos instrumentos que
permitem a geração de mensagens e conteúdos usando o áudio, a imagem estática,
o movimento e o texto escrito, inclusive, textos em que todos esses canais estão
presentes, por exemplo: os simuladores educacionais, os vídeos disponíveis na
web, softwares educativos, etc.
A visão de
ensino conhecida como tradicional, perde espaço para a nova sociedade da
informação na qual estamos e a preocupação da escola é tornar essa sociedade em
uma sociedade de aprendentes, ou seja, de conhecimentos. Neste cenário, o
professor assume um novo perfil ao entender que o seu aluno, através do uso das
novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) potencializa o processo de
aprendizagem quando faz uso e interpreta com clareza as novas linguagens
presentes nessa teia global. Espera-se que seja perfil do professor conhecer e
dominar as tecnologias aplicadas à educação e que essas novas linguagens
presentes na hipermídia possam ser instrumentos de troca de informações e
disseminação do conhecimento.
Essa ideia nos faz pensar em um novo ambiente
escolar, em novas formas de ensinar e aprender, nas quais a tecnologia não seja
subutilizada e a informática educativa ganhe espaço dentro da escola por meio
de projetos transdisciplinares de pesquisa e aprendizagem. Estes projetos devem
ser planejados pelo professor da área específica, que conhece o conteúdo a ser
explorado, pelo professor de informática educacional que por sua vez conhece um
grande número de ferramentas/softwares educativos em diferentes aplicações e
facilita o processo aluno-computador e, por fim, a equipe pedagógica, gestora
de todo este processo.
É esperada do professor a competência de usar as TICs como ferramentas de busca e construção do saber e não como ferramentas de conclusão do conhecimento, pois esse é papel do professor. As novas tecnologias não substituirão o importante papel do professor, bem como não diminuirão o seu esforço em buscar aprender cada vez mais: elas trazem novas formas de se chegar ao conhecimento, este por sua vez mais prazeroso, interativo e transversal.
Como desafio para 2011, amplie seus conhecimentos e
busque desenvolver competências cada vez mais sólidas diante das novas
tecnologias, das novas linguagens visuais e telemáticas presentes no
ciberespaço. Crie um blog pessoal para troca de informações entre os
profissionais da área de sua escola, ou conteúdos no qual o foco é o aluno, uma
rede de relacionamento social na web como o Twitter, em que a discussão
principal seja os temas em evidência na sociedade. Participe de um bom curso de
capacitação em informática e aprenda as ferramentas de novos softwares e novas
aplicações na educação. ´
Por
Valderedo Sedano Fontana
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